Crie uma comunidade local

Cette page est une version traduite de la page Monter une Communauté Locale et la traduction est complétée à 100 %. Participer à la traduction

Tutorial de avatarLow-tech Lab Community | Catégories : Outils

Étape 1 - Função no mundo

Como ilhas de um arquipélago em crescimento

Criar vínculos nos territórios, o mais próximo possível das necessidades, é o alfa e o ômega da abordagem low-tech.

Os canais de distribuição digital permitem sensibilizar a população e dar tornar conhecida esta abordagem, mas no final das contas as pessoas é que são responsáveis por pô-la em prática.

As comunidades locais, formadas por cidadãos principiantes, experientes e/ou especialistas, desempenham o papel de divulgação local, colaborando com os agentes da região.

Elas também estão conectados entre si para compartilhar e trocar recursos, idéias, descobertas e boas práticas.

Mapa mostrado neste tópico (disponível em HD):

https://lowtechlab.org/fr/actualites-blog/l-archipel-low-tech-en-france-illustre




Étape 2 - O que esperar de uma comunidade local?

Primeiros passos, em uma rede local densa e resiliente

Realizar workshop's para experimentar o low-tech por conta própria, de modo a ajudar os cidadãos a se tornarem mais autônomos e revelarem seu lado multi-facetado!

Adquirir um conhecimento detalhado dos agentes da localidade, dos sistemas de reaproveitamento de recursos, do artesanato local...

Estabelecer laços fortes com órgãos públicos, instituições acadêmicas e setores empresariais,, de forma a disseminar a abordagem low-tech em vários níveis sociais, e apoiar a transformação desses aagentes.

Se você próprio é motivado, gosta de se comunicar, conhecer pessoas e falar de low-tech, então já é um ótimo começo!

Foto: Visita Low-tech Grenoble 2019 - Tournesol Farm




Étape 3 - Descubra o low-tech

As bases de um conceito móvel

Se você está neste ponto, é certo que já possui um nível de informação considerável sobre a questão.

Ao criar uma comunidade local, você terá de responder a muitas perguntas sobre seu projeto e sobre o conceito de low-tech. É sempre bom se informar antes para entender melhor os assuntos, e colocar no papel sua visão, suas idéias, para poder compartilhá-las com mais facilidade.

Se ainda não o fez, convidamos você a consultar o nosso site para conhecer os projetos realizados pelo Low-tech Lab, as outras estruturas existentes, referências bibliográficas, no caso de pretender ir mais longe, assim como as restantes definições diferentes da nossa!

- www.lowtechlab.org

- MOOC (Massive Open Online Course) do Low-tech Lab (Curso online - 3h)

- Nossa fábrica ecológica, 2019

- Une Erreur de “Tech” (Um erro de "tech"), Gauthier Roussilhe, 2020

- L’âge des Low-tech (A idade das low-tech), Philippe Bihouix, 2014




Étape 4 - Explore seus arredores

"Alô. Tem alguém aí?"

Talvez pessoas engajadas já tenha começado a trabalhar juntas para promover a abordagem low-tech em sua região. Como encontrá-los?

Nosso anuário pode ajudá-lo a encontrar o que está perto de você.

Caso contrário, talvez haja algum grupo no Facebook, como “Low-tech Gironde” ou “Low-tech Lab Grenoble”, com o nome de sua localidade. Se não existir, fique à vontade para criá-lo!

- Anuário dos agentes da low-tech

- Grupo no Facebook da Low-tech Lab na França

Além das redes sociais, aborde o tema ao seu círculo social, amigos, colegas e instituições; o sangue low-tech talvez já esteja presente na veia de outras pessoas.




Étape 5 - Inscreva-se!

"Oi! Estou aqui"

Atualmente, estamos trabalhando com a ferramenta Discord para animar as comunidades locais e a rede de compartilhamento de bens comuns.

Venha fazer uma visita, apresente-se e diga-nos qual projeto você está montando!

- Link para acessar o Discord francófono

Você encontrará um FAQ (perguntas frequentes) e canais específicos para pedir ajuda em uma questão técnica ou administrativa, por exemplo.




Étape 6 - Vá conhecer as comunidades existentes

As pessoas atrás das telas

Seja dito mais uma vez: Essa é a base da abordagem, criar vínculos, conhecer pessoas que trabalham nessa área e se divertir com as pessoas de bem!

Já existem várias comunidades; entre em contato com uma delas, descubra se você pode conhecê-los, e eles compartilharão seus experiência com você!

É a sua vez. Então, quando sua estrutura estiver montada, outras pessoas ficarão felizes em se beneficiar de seu feedback.

Foto: Visita da Low-tech Grenoble 2020 - Partida




Étape 7 - Organize sua primeira reunião

Champanhe!

Após reunir uma primeira equipe por meio de uma ferramenta apropriada (grupo do Facebook, Whatsapp, Framateam, Discord, anúncio classificado em jornal diário local, etc.), é hora de ela se conhecer! Em redor de uma mesa de bar com cerveja, num parque, numa sala de reunião, na casa das associações da cidade, em qualquer lugar é bom. Não deixe de comemorar esse primeiro encontro; será o início de uma grande aventura.

Durante o encontro e todos os seguintes (reuniões, workshops, stands…), não hesite em tirar fotografias! Isso sempre pode ser usado para promover projetos e divulgar suas atividades. Tenha cuidado, no entanto, para obter autorização para usar os direitos de imagem de pessoas identificáveis.

Foto: Inauguração do local de trabalho da Low-tech Lab Grenoble, 2020




Étape 8 - Sua primeira oficina

Abrindo passagem

Muitas pessoas estão se unindo ao movimento low-tech para pôr mãos à obra (e talvez você seja uma delas!). Vários tipos de workshops são facilmente realizáveis com pouco material, poucas ferramentas e resultados rápidos!

Essas poucas orientações podem ajudar você a organizar alguns, mas, se você tiver outras idéias, não hesite em compartilhá-las!

Para todos os seus workshops abertos ao público, aconselhamos adicioná-los a nossa agenda.

Você poderá encontrar, em alguns dos tutoriais desta lista, “cartilhas explicativas” na aba “Arquivo” ao lado do parágrafo “Ferramentas e materiais”.

Foto: Oficina de fogões / fogareiros, Low-tech Lab Grenoble




Étape 9 - Que estrutura?

Não é uma questão de nome

Se você está começando do zero, obviamente encorajamos a criar uma associação com o seu grupo; essa é a forma mais fácil de efetivar as formalidades básicas: procurar um lugar, recolher adesões, comprar equipamentos/ferramentas...

Nós fornecemos uma carta gráfica para construir a identidade Low-tech Lab Local que corresponda à sua região, assim como suporte para questões administrativas.

Se você já possui uma associação/identidade/nome, ou pretende criar uma com outro nome, e também busca objetivos de promoção e divulgação low-tech, não se preocupe! Já existe uma que faz parte da nossa rede.

- Cartilha gráfica das comunidades

- Canal Discord #help_admin




Étape 10 - A cartilha do Low-tech Lab

Unindo forças

Sugerimos às comunidades novas e às existentes que desejam ingressar na rede que baixem e nos devolvam assinadas (enviar para community@lowtechlab.org) a Cartilha da Low-Tech Lab, a qual torna visíveis nossos valores e nossos princípios de ação.

Ela pode ser encontrado na guia "Arquivos" ("Fichiers") na parte superior do tutorial.




Étape 11 - E depois?

Champanhe… de novo?

Estamos convencidos de que você ficará rapidamente sobrecarregado com idéias de membros de sua comunidade e solicitações de pessoas que ouvirão falar de você!

Muitas ações pode ser úteis, desde sensibilização através de estandes postos em eventos, até conferências, workshops, realiazação de projetos com parceiros locais, criação de cursos, elaboração de tutoriais para incentivar a plataforma low-tech após testá-los em sua própria casa ou após encontrá-los em sua região…

Seja como for, não se esqueça de continuar a divertir-se e organizar encontros e momentos festivos com a sua comunidade; é isso que constrói equipes mais fortes e belas amizades!

Foto: Oficina de fogões / fogareiros, Low-tech Lab Grenoble




Étape 12 - Junte-se à comunidade global

Quanto mais loucos somos…

Se você ainda não se junrou, é hora de ir falar aos outros sobre sua comunidade, compartilhar seus sucessos, fracassos, dúvidas técnicas, administrativas, econômicas... Outros talvez já tenham vivido ou estão vivendo a mesma situação, e adorariam trabalhar com você nesses problemas!

=> Inscreva a sua comunidade e a que descobrir na sua região em anuário.

=> Inscreva seus evento em agenda.

=> Participe de chamadas mensais (acompanhe os anúncios no canal Discord associado)

Foto: Fim de semana em comunidade Low-tech Lab 2019 - Grenoble




Étape 13 - Seja paciente

Como um bom vinho

Construir uma comunidade não é uma atividade de fim de semana. Mas o jogo vale o esforço. Faça a sua própria experiência, faça novos amigos passo a passo, não hesite em pedir ajuda, e comemore seus sucessos!

Estes documentos apresentam a construção e evolução de várias estruturas ao longo dos anos. São apenas alguns exemplos, mas que podem dar uma idéia do tempo gasto pelos vários marcos importantes na vida destas associações!

#Organizar uma reunião de visão comum

#MakingOf_Low-tech_Lab_Grenoble

#MakingOf_Low-tech_Bordeaux

#MakingOf_Low-tech_Lab_BBGP (em contrução)




Notes et références

Versão 2.0: agosto de 2021

Commentaires

Published